O outono já chegou e traz como companhia o inverno. Isto significa que a temperatura começa a diminuir, o tempo tende a ficar mais seco e sintomas como coriza, tosse, espirros e dificuldades para respirar ficam mais presentes em nossas vidas e quem sofre mais com essas mudanças são as crianças.
Mas se vocês, papais e mamães de plantão, pensam que é só na sua casa que isso acontece, estão enganados.
Um estudo recente da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, feito com 161 crianças da educação infantil revelou que 43% dos alunos apresentavam pelo menos um vírus em seu aparelho respiratório nessa época do ano (Revista Crescer).
Isso indica que você não está sozinho nesta caminhada e que seus filhos não são os únicos a sentirem os efeitos da nova estação.
No outono, além das quedas bruscas de temperatura em um mesmo dia, ocorre a diminuição da umidade relativa do ar, as partículas ficam em suspensão, os lugares permanecem mais fechados e isso favorece a contaminação e tudo isso leva a uma incidência das doenças respiratórias, tanto inflamatórias como alérgicas.
E para espantar os “ITES” da sua vida: gripe, rinite, sinusite, bronquite, bronquiolite, asma, conjuntivite, amidalite, laringite...risos (até parece aquela canção do Arnaldo Antunes “O Pulso”) a melhor medida é a prevenção.
Então, segue algumas dicas simples mas que são eficientes no combate aos “ITES” da vida:
1 – Mantenha bons hábitos de higiene. Lave as mãos com frequência e de preferência higienize-as também com álcool gel (este presente em casa, no carro e na bolsa da mamãe) ...mamãe paranoia!!!
2 – Mantenha-se sempre muito hidratado e faça a limpeza das narinas dos seus filhos com soro fisiológico frequentemente;
3 – Não compartilhe objetos de uso pessoal, como: copos, talheres, mamadeiras, etc., pois se uma criança estiver com vírus as outras se contaminam também;
4 – Procure ficar em ambientes arejados, pois isso evita a proliferação de vírus e demais substâncias como pó e mofo;
5 – Uma dica super importante é a ingestão de Vitamina C durante o ano inteiro, pois isso torna o organismo mais forte e resistente às doenças típicas desta época;
6 – A vacinação contra a influenza é a melhor forma de se proteger. Pode ser aplicada a partir dos 6 meses de idade e é gratuita na rede pública até os 5 anos. Deve ser feita anualmente pois o vírus de modifica a cada período.
Essas são dicas simples e que todos podem fazer.
São práticas que devemos tornar habituais e diárias pois fazem grande diferença para a prevenção das doenças.
E lembrem-se de uma frase que é a mais pura verdade: “A prevenção é o melhor remédio”.
Esta publicação não possui nenhum comentário.