sexta, 07 de abril de 2017
A Páscoa significa, para os cristãos, a ressurreição de Jesus e simboliza a passagem da morte para a vida, por isso que o coelho está associado a este símbolo pela sua grande capacidade de reprodução e fertilidade.
Já o ovo, que simboliza a vida e o nascimento, também é utilizado como um dos símbolos da Páscoa que, desde a antiguidade, é oferecido como presente às pessoas e familiares queridos.
Hoje em dia, os ovos são de chocolate, ou seja, eles possuem gorduras e açúcares, e mesmo aqueles que são rotulados como “diets”, o açúcar está presente na matéria-prima utilizada para a sua fabricação.
Proibir o consumo de chocolate é difícil, pois ele é um alimento gostoso, mas todo o cuidado é pouco, principalmente nas crianças que têm diabetes.
As famílias que têm crianças diabéticas sabem o quanto é difícil cuidar da alimentação desses pequenos, quanto mais ainda fazer eles participarem de todas as festas e eventos que toda criança normal frequenta sem comer pelo menos um doce. E na Páscoa esta preocupação aumenta ainda mais em função do chocolate.
A diabete é uma doença grave e que exige vários cuidados. Nas crianças, temos que ficar atentos aos principais sintomas, como: sede excessiva, aumento de apetite, emagrecimento, visão embaçada, cansaço, náuseas e vômitos e urinar com maior frequência. Se este for o caso, consulte imediatamente um médico especializado para fazer os exames, diagnósticos e tratamento da doença.
Mas, para que a criança tenha uma infância alegre e longe da diabete ela precisa que toda a família promova hábitos saudáveis.
Assim, mantenha uma alimentação equilibrada para todos, evitando o excesso de açúcares e gorduras saturadas; inclua na alimentação diária muitas frutas e vegetais; promova a prática de exercícios físicos; ingira muita água; e, o principal, seja feliz fazendo tudo isso, pois não se trata de um martirio mas de um completo bem estar físico e emocional.
E já que estamos na Páscoa, aí vai algumas dicas mais alegres e saudáveis para as famílias e nossas crianças:
1 – reúna as crianças e pinte casquinhas de ovos de galinha preenchendo-as com amendoim feito em casa, além de ser mais saudável, a brincadeira rola solta;
2 – se puder fazer ovos de chocolate em casa, melhor, assim você pode acrescentar ingredientes como castanhas, nozes, cereais, frutas secas e outros, o que diminui a quantidade de açúcar por porção e aumenta em outros nutrientes;
3 – se optar por dar um ovo, dê apenas “um” para cada criança da família;
4 – como um ovo inteiro é muito calórico, o bom é reparti-lo em partes e deixar a criança comer um pedacinho a cada dia como se fosse sobremesa.
Poucos cuidados para manter uma vida mais equilibrada já contribuem e muito para que as crianças cresçam e se desenvolvam de maneira mais fortes, sadias e felizes. Não precisamos proibir a ingestão de chocolate, mas saboreá-lo da maneira certa e mais proporcional com o nosso estado físico.
Para os pais fica a dica de comemorar com uma Páscoa mais saudável e feliz em família e lembrem-se sempre: uma família saudável é uma família feliz!
Páscoa - Diabete - Família - Crianças
Esta publicação não possui nenhum comentário.