sexta, 31 de março de 2017
Para quem me conhece sabe da minha principal preocupação com as crianças e o futuro delas, então inicio o meu post de hoje com o seguinte comentário da Academia Brasileira de Pediatria: “As modificações da sociedade têm levado os pais a gastar cada vez menos tempo útil com seus filhos. Em algumas situações este contato é de menos de meia hora por dia. Não há tempo para brincar com a criança, dar atenção, educar e, principalmente, impor limites. Isso traz sérias repercussões sobre a saúde física e emocional das crianças que, frequentemente, acabam sendo cuidadas por outras pessoas que não os familiares mais próximos. É o que chamamos de criança terceirizada”.
Já falei sobre este tema várias vezes aqui no blog, mas nunca é demais retomar o assunto, pois mesmo que as famílias e a sociedade em geral não se deêm conta disso, estamos vivenciando que a falta de amor, de afeto e de dedicação por parte dos pais está causando várias consequências desagradáveis na educação de nossas crianças.
Uma relação de amor entre pais e filhos é fundamental para que criemos crianças, jovens e adolescentes saudáveis tanto física como mentalmente. E quando falo em amor, não é mostrar este amor com presentes mas sim estar presente na vida dos filhos.
Muitos falam até que o que interessa é a qualidade e não a quantidade, mas isso é manifestado por vários momentos diários que na maioria das vezes não se faz presente na vida das crianças, como tirar um tempo para conversar com elas, almoçar juntos, ir à escola, ajudar nas tarefas escolares, brincar, ler um livro, enfim.
Sabemos que a estrutura familiar atual está modificada e que surgiram inúmeras outras necessidades, mas gostaria que ficasse claro que o que importa, por pior que esteja a sua vida e a correria que ela exige de você, é que tire um tempo para ficar com seus filhos. Dedique-se a eles, escute-os, brinque com eles, acompanhe-os em todas as suas atividades.
Sei que às vezes é difícil, mas se você escolheu ter filhos, tem que ter a consciência que eles precisam deste tempo, caso contrário, você não precisa ter filhos, aí sobrará todo o tempo do mundo só para você. Agora, se escolheu ter filhos, terá que assumir esta responsabilidade de gerar crianças, jovens e adolescentes com verdadeiros valores e que serão os frutos para uma nova geração mais humana, de índole e caráter exemplares e princípios verdadeiros.
Lembrem-se: seus filhos pouco lembrarão dos presentes recebidos quando crianças, mas sim, de todos os abraços, brincadeiras e momentos em que vocês ficaram juntos. Isso fará toda a diferença na vida deles.
Esta publicação não possui nenhum comentário.