Muitas mães se preocupam com o que dar para seus filhos levar de lanche na escola.
Esta escolha é difícil, pois muitas vezes o lanche fica na mochila, a altas temperaturas, o que pode vir a causar um estrago no alimento. Por isso, muitas mães acabam fazendo suas escolhas tendo por base alimentos industrializados, o que também é um perigo caso você não saiba escolher que tipo de alimento é mais saudável para seus filhos.
A má alimentação da criança em desenvolvimento pode provocar doenças que dificultam o seu crescimento físico e mental. Por isso, boas escolhas são necessárias para um desenvolvimento saudável.
A criança precisa consumir frutas e legumes ricos em vitaminas e minerais, caso contrário poderá desenvolver na infância doenças como: anemia pela falta de ferro, colesterol devido ao excesso de gordura, diabetes pelo excesso de açúcar, doenças cardiovasculares, obesidade e hipertensão (devido ao excesso de alimentos ricos em gordura ou açúcar) e diversos distúrbios alimentares como a anorexia ou a bulimia.
Alimentos industrializados como salgadinhos ou bolachas recheadas não têm vitaminas nem minerais e possuem muito açúcar, gorduras e conservantes artificiais que viciam o paladar da criança diminuindo a vontade de comer ou experimentar alimentos naturais com sabores suaves.
Por isso, sou a favor de alimentos mais naturais e se possíveis, produzidos em casa, melhor ainda se for pela própria mãe ou pelo cozinheiro oficial da família.
Para as mamães que gostam de cozinhar como eu, sugiro fazer lanches assados, como bolachinhas, cookies, mini bolos de cenoura, espinafre, beterraba, mini pizzas e enroladinhos, com massas feitas em casa e com ingredientes mais puros, substituindo as farinhas e os óleos por outros mais saudáveis. Essas massas podem ser recheadas com doce ou salgado (de acordo com a preferência e da maneira mais saudável) e podem ser enroladinhas tipo rocambole ou gravatinha e assadas em forno, podendo ser congeladas e retiradas pequenas porções diárias. Além de ser saudável ainda contém uma pitada especial de carinho e amor.
Uma boa ideia ainda, é fazer com que seus filhos ajudem a produzir este lanche. Faça eles colocarem a mão na massa, ajudarem a colocar e misturar os ingredientes, a amassar, a cortar (com cuidado óbvio!) e a decorar o lanche. Assim, além de ficar gostoso também fica divertido.
E para incrementar, é sempre bom incluir no cardápio frutas, sucos ou chás e muita água.
Essa pequena dica é simples e fácil de fazer e poderá contribuir para que a criança seja cheia de energia e se torne um adulto mais saudável.
Esta publicação não possui nenhum comentário.