sexta, 14 de outubro de 2016
O leite materno é a forma mais saudável e ecológica de alimento para os bebês.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) – e que eu concordo plenamente – devemos amamentar nossos filhos por até 2 anos ou mais, e nos primeiros 6 meses dê somente leite materno, pois ele contém todos os nutrientes e anticorpos essenciais para o crescimento saudável dos bebês. Metade dos casos de diarreia e um terço das infecções respiratórias em crianças seriam evitadas com o leite materno.
O Brasil é referência mundial em amamentação. Aqui 41% das mães amamentam exclusivamente até os 6 meses, isto é o dobro da taxa registrada nos EUA, Reino Unido e China, e ainda é pouco perto do que deveria ser.
Este avanço colaborou, de forma efetiva, para a redução da mortalidade infantil, que para as crianças menores de 5 anos, caiu em 80% no Brasil.
Além de fazer bem para a saúde da criança e da mulher, o aleitamento materno é a forma mais econômica e ecológica de alimentar uma criança, pois evita a produção de embalagem, gastos com água, energia, gás e outros recursos naturais.
A amamentação, além de ter pontos positivos para a saúde física das crianças, também oferece inúmeras trocas sentimentais e psíquicas entre mãe e filho.
Até os 6 meses você amamentará seu filho aproximadamente 6 vezes ao dia, ou seja, neste período você estará em contato direto com ele por no mínimo 1080 vezes durante 30 minutos a 1 hora cada vez. Você sabe o que é isso?
Essa é a maior prova de doação e cumplicidade que uma mãe pode dar ao seu recém-nascido. O sentimento, o olhar, o toque entre mãe e filho na hora da amamentação é totalmente mágico. O bebê sente-se completamente protegido, único, amparado e repleto de amor.
Para as mães que não conseguem amamentar por vários motivos, vale dar a mamadeira na mesma posição de como estivesse amamentando de verdade, pois o seu filho sentirá o mesmo amor e a mesma troca de sentimentos e carinho.
E para as mães que, infelizmente, têm leite, e não querem amamentar por vaidade, é uma pena, pois jamais sentirão a magia e a importância deste ato.
Esta publicação não possui nenhum comentário.