Dia 04 de outubro foi comemorado o Dia Mundial dos Animais e o Dia da Natureza, esta data foi escolhida com o intuito de conscientizar a população a respeito da importância da preservação do meio ambiente e porque é a data de celebração em homenagem a São Francisco de Assis, um frade católico e santo que se destacava por ser apaixonado pela natureza.
Não podemos esquecer que o meio ambiente está sendo destruído por consequência da ação humana que, como já valei em posts anteriores, estão buscando coisas que nunca satisfazem o seu coração.
A importância de preservarmos os recursos naturais devem estar presentes nas nossas ações diárias e nos ensinamentos que passamos para nossos filhos, pois o planeta não é capaz de produzir os recursos necessários para o nosso consumo na mesma velocidade que o utilizamos. Além disso, a natureza não consegue absorver todos os resíduos produzidos pelos seres humanos, o que torna o nosso planeta cada dia mais poluído e insalubre.
Pais conscientes de seu papel no mundo, devem perceber que nossas futuras gerações precisarão de um ambiente limpo e saudável para poderem viver. Para isso, precisamos desde agora, ensinar nossos filhos atitudes que irão contribuir para um futuro melhor para eles e seus descendentes.
Evitar o consumo exagerado de energia e água (banhos demorados por exemplo); reutilizar água da máquina de lavar e da chuva para calçadas e plantas; separar o lixo reciclado do orgânico e envie para a coleta seletiva; evitar andar apenas de carro, uma vez que a queima de combustíveis fósseis está relacionada diretamente com o aumento da poluição atmosférica; ficar atento aos seus consumos exagerados, o que contribui para o aumento da produção de embalagens e ser consciente das suas ações diárias são algumas pequenas e fáceis atitudes que podemos ensinar aos nossos filhos.
Quando eles aprendem o respeito à natureza e aos animais, também estão aprendendo o respeito ao próximo, o saber que tudo que fizemos tem ações que podem contribuir ou prejudicar alguém.
Por isso, ensinem seus filhos a amar a natureza, a admirar o canto dos pássaros, o cheiro das flores da primavera, o olhar sincero dos animais e o carinho e cuidado que eles pedem. Essas ações são tão simples e ao mesmo tempo de extrema importância para a natureza e também para a formação do caráter deles.
Esta publicação não possui nenhum comentário.