segunda, 12 de setembro de 2016
O período gestacional é um dos momentos mais fantásticos na vida de uma mulher! Porém, a grandiosidade de gerar seu próprio filho traz além das alegrias, algumas modificações corporais intensas, dentre elas, destacamos nesta matéria as alterações que podem acontecer na coluna da futura mamãe.
Durante a gravidez, o útero começa um processo de expansão, aumentando as curvaturas e abrindo lateralmente o corpo da mulher. Os músculos, as articulações e os ossos também sofrem extensas mudanças. Logo, a coluna, base da sustentação, sofre grande impacto gerado pelo peso aumentado da barriga.
O aumento do peso gera um exagero nas curvas naturais da espinha dorsal, principalmente o aumento da lordose lombar, o que chamamos de hiperlordose. Esta hiperlordose pode provocar aumento de pressão nos discos intervertebrais e causar sobrecarga na musculatura que tem que fazer mais força para sustentar esse peso aumentado. Em consequência desta hiperlordose, o corpo inicia um aumento também da curvatura dorsal, que chamamos de hipercifose, na tentativa da manutenção do centro de gravidade e também em virtude do aumento do peso das mamas.
Essas modificações nas curvaturas da coluna que ocorrem naturalmente no corpo feminino para “acomodar o bebê” é que são as grandes causadoras das famosas dores nas costas das gestantes.
Mas fique tranquila futura mamãe, mantendo um nível adequado de atividade física, alimentação balanceada e cuidados especiais com a sua postura com alongamentos diários, por exemplo, podem garantir uma gestação saudável, de qualidade, e sem dores!!!!
gestação , coluna vertebral , gravidez
Esta publicação não possui nenhum comentário.