PesquisaFacebookInstagram
Fechar
Pesquise no conteúdo
Mundo da Mamãe

Como fazer uma higiene bucal segura e eficaz em nossos bebês

terça, 30 de agosto de 2016

Como fazer uma higiene bucal segura e eficaz em nossos bebês

Embora os dentes de leite dos bebês sejam temporários, eles podem apresentar cáries e infecções, por isso é de suma importância saber qual a forma correta de realizar a higiene bucal em cada estágio de desenvolvimento de nossos bebês.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, uma boa higiene bucal do bebê começa com a saúde dentária da própria mãe. Hábitos alimentares ruins podem aumentar a produção de bactérias e o risco de transferência a seu bebê, portanto tenha atenção com sua dieta e certifique-se de cuidar bem de sua higiene bucal.

Os cuidados mais eficazes em cada estágio:

1. Agende sua consulta com o dentista no segundo trimestre da gravidez. Limpeza e cuidados básicos serão práticas seguras para seu bebê e reduzem os riscos de transmissão de bactérias e infecção;

2. Agende o primeiro exame de saúde bucal do bebê até ele completar um ano de idade ou quando o primeiro dente nascer para fazer uma avaliação de risco;

3. No primeiro ano de vida, limpe as gengivas de seu bebê no mínimo duas vezes por dia, durante a manhã e à noite, e após as amamentações, para prevenir o aparecimento de bactérias e acúmulo de comida. A melhor técnica é enrolar seu dedo indicador em uma gaze limpa e úmida, e gentilmente limpar as gengivas de seu bebê;

4. Quando os dentes começarem a nascer, limpe-os com um creme dental sem flúor e uma escova de dente infantil. Procure por escovas de cerdas macias e de fácil aderência nas mãos para bebês e crianças de até dois anos de idade.

Os pediatras recomendam visitas de rotina a cada seis meses nos primeiros cinco anos de seu filho.

Evite uma exposição excessiva ao flúor. Você deverá consultar seu dentista ou pediatra para obter informações sobre o uso de flúor.

Não deixe seu bebê cair no sono durante a amamentação ou com uma mamadeira em sua boca; isto minimizará o risco de desenvolvimento bactérias. 

Por fim, não compartilhe seus utensílios, como canudos ou copos. Lembre-se que as bactérias podem ser transmitidas e causar infecções.

Se você colocar todas estas ações simples em prática, o seu bebê terá dentes fortes e saudáveis, além de aprender, desde cedo, que uma higiene bucal eficaz só trará benefícios para ele em todas as fases da sua vida.


Contribuição: Colgate

Tags

Comentários

Esta publicação não possui nenhum comentário.

Mais posts

Mundo da Mamãe
Cada colunista e leitor são livres para expressar a sua opinião. Por isso não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos textos e comentários.
© 2016 Mundo da Mamãe - Todos os direitos reservados. Blog produzido pela Netface