Em meio a tanto barulho da nossa sociedade e a tanta correria e competição, como é suave ao nosso coração sentir paz.
Estamos vivendo um tempo de luta por bens materiais ou recompensas que nunca nos satisfazem. Perdemos o nosso precioso tempo, a nossa saúde e a nossa paz em busca de um turbilhão de coisas que nos deixam sempre insatisfeitos.
E tudo isso acaba tirando a nossa paz de espírito e a tranquilidade de nosso coração.
Se soubéssemos que a paz valesse tanto e fizesse tão bem ao nosso corpo e ao nosso espírito, não deixaríamos nada neste mundo tirá-la de nós.
Quando o ser humano se encontra em paz diante da agitação de sua vida, as coisas se resolvem mais fáceis, sem falar nos benefícios que isso traz para o nosso corpo.
Sabemos que, quando estamos estressados, alguns hormônios são produzidos em nosso organismo. O mais famoso é o Cortisol – conhecido como o hormônio do estresse que, em excesso, traz algumas complicações, como o aumento do risco de diabetes, hipertensão, depressão e o estímulo ao acúmulo de gordura abdominal, ou seja, quando as pessoas sofrem de estresse crônico, o seu organismo não para de produzir este hormônio, que deixa o corpo pronto para resolver as situações estressantes que, na maioria das vezes, não são resolvidas. Com isso, as consequências em nosso organismo só se agravam.
Além dos efeitos maléficos do estresse em nosso corpo, o nosso coração e a nossa cabeça também sofrem com isso, pois quando nossa mente está inquieta, surgem preocupações, tristezas, angústias e ansiedades que nos destroem aos poucos, tirando a nossa alegria, a nossa serenidade e a nossa paz e afetando o nosso comportamento e relações familiares e sociais.
Por isso pergunto: mesmo sabendo que tudo isso só nos faz mal, por que continuamos a viver com a nossa mente e coração sempre turbinados?
Acredito que temos que ser sempre ativos em tudo, mas se conseguirmos manter a paz de espírito, respirar tranquilamente e orar diariamente, estaremos alimentando a nossa paz interior e também a expandindo para fora de nós mesmos, contaminando, assim, o ambiente ao qual fizemos parte.
Então, convido a todos a fazerem este exercício: vamos praticar a paz hoje, amanhã e depois de amanhã e colher os resultados que só ela nos traz.
Esta publicação não possui nenhum comentário.