Não conheço neste mundo pessoas que não gostem de música.
Música é música em qualquer parte do mundo, não importa o gênero, seja clássica, rock, sertanejo, MPB ou outro. E também desconheço pais que nunca cantaram para seus filhos. Não importa se você é cantor profissional ou desafina algumas notas, todos os papais e mamães já entoaram canções para seus bebês e crianças.
E vocês já repararam como essas canções fazem bem para seus filhos?
Lembro quando estava grávida das canções que entoava para meus filhos (nas duas gravidezes) e como eles se comportavam dentro da minha barriga, tinha vezes que até sentia eles dançando. E de canções que canto até hoje e sinto como eles se sentem bem e leves com o contato musical.
Quando cantamos para nossos filhos eles recebem uma importante estimulação sensorial que ajuda no desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico além de facilitar no processo de aprendizagem.
Os benefícios da música são tantos que até me emociono ao falar.
A musicalização é um processo de construção do conhecimento, pois ela estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens como a escrita e a oral. A música fomenta a criatividade, desenvolve a sensibilidade, o senso rítmico, a imaginação, a memória, a concentração, a atenção, o respeito ao próximo, a afetividade, a socialização, a autoestima, enfim, são tantos os benefícios que a música traz para as nossas vidas que fica difícil citar todos eles aqui neste pequeno texto.
E se você não sabe tocar nenhum instrumento musical, saiba que podemos tirar músicas de qualquer lugar. Já aprendi a cantar uma música usando apenas uma colher de pau, isso mesmo, com uma colher de pau consegue-se fazer maravilhas. E o que falar de uma garrafa pet com grãos de feijão dentro imitando um caxixi? Pois bem, criatividade é tudo também na hora da música.
E você já percebeu como cantar para seus filhos faz bem para você também? Aí lembro daquele velho ditado “quem canta seus males espanta”. Como assim? Simplesmente porque o ato de cantar exige concentração e isso tira o foco das nossas preocupações diárias, deixando-nos mais relaxadas e leves, espantando assim, nossos males. Entenderam?!
Logo, cantar para nossos filhos faz bem para todos na família. Conseguem perceber o que estou falando? E isso não é maravilhoso? Uma coisa tão simples e que qualquer um pode fazer, independentemente de ter um dom ou não.
Então mamães e papais, convido a todos para quebrar a barreira do medo que impede de vocês soltarem a voz. Vamos cantar com nossos filhos e de quebra receber todos os benefícios que a música traz para nossas vidas.
Esta publicação não possui nenhum comentário.